Somatória Consultoria

Ícone telefone Fone/Fax: (11) 3087-5893

News

Reflexão
27/07/2015

Redução de Custos

Estamos vivendo um ano muito desfavorável para economia, e os aumentos de preços generalizados (puxados pelos preços administrados) obrigam empresas e pessoas a repensarem estratégias e reduzirem custos.

Nesses tempos de turbulência, manter liquidez torna-se uma tarefa bem complexa, porém necessária para os seus negócios e atender as  exigência do órgão regulador.

Elaborar um planejamento detalhado visando entender os melhores caminhos para buscar mais resultados com menos recursos.

É fundamental contar com a colaboração dos empregados com sugestões para redução de custo. Isso precisa ser muito bem trabalhado evitando cortes que podem fazer a empresa dispender muito mais recursos, sem o resultado esperado.

Utilizar as informações para saber sobre os custos é mais importante do que simplesmente registrar os valores gastos. É importante que se mantenha a contabilidade em dia, para fornecer informações para auxiliar nas tomadas de decisões.

 

Entender essas informações obtidas nos controles é tudo que é preciso para tomar decisões e ter domínio dos custos, e com isso, proporcionar ao negócio condições de enfrentar situações desfavoráveis.

 

Em tempos de crise como a que estamos vivendo, a posição de custos de uma empresa torna-se um fator crítico, que pode garantir ou não sua sobrevivência, além de criar oportunidades para se ganhar espaço frente aos concorrentes. Se, por um lado, a redução da atividade econômica obriga a empresa a rever seu planejamento estratégico, em ações que poupem caixa para permitir que sobrevivam à tempestade, por outro lado a crise cria oportunidades únicas para empresas com posição de custo mais favorecida.

 

É muito importante nesse momento elaborar uma revisão em todos os seus contratos com fornecedores serviços/produtos. Uma negociação bem-sucedida poderá fazer grande diferença nos resultados e compromissos futuros.